A alimentação ideal para quem pratica esportes

Quando conversamos sobre o que comer antes e depois da academia, entendemos que cada momento do exercício exige um alimento diferente. Sem esse cardápio especial, tanto o treino quanto a dieta podem ser prejudicados. Mas você sabe quais são as funções de cada nutriente para que seu desempenho seja cada vez melhor?
De uma maneira simples, o cardápio de quem pratica exercícios precisa cumprir três metas:
1. Disponibilizar energia para os músculos. A melhor fonte para alcançar esse objetivo são os carboidratos. Eles são encontrados em pães, biscoitos, massas, arroz, batata, mandioca e em cereais em geral. Os músculos conseguem estocar o carboidrato, que passa a ser chamado de glicogênio muscular. Para iniciar o exercício, é importante que essa reserva esteja completa. Portanto, é fundamental consumir os alimentos citados até 30 minutos antes do treino, e também meia hora depois.

2. Consumir proteínas para a recuperação pós-treino. Durante a prática do exercício, os músculos sofrem pequenas lesões. Elas são necessárias para que o corpo se adapte à atividade e melhore o desempenho. Mas, para se recuperar depois do esforço, é preciso reconstituir as regiões lesionadas. Como o músculo é formado basicamente por proteína, essa é a fonte principal para a reconstrução. Por isso, consuma carnes, ovos, leite e derivados – sempre ao lado dos carboidratos – depois do exercício.

3. Manter a hidratação. Beber água durante o exercício é uma das melhores formas de se hidratar. Mas, dependendo do clima, grau de transpiração, tempo e intensidade do exercício, as bebidas esportivas passam a ser importantes. Elas contam com eletrólitos e carboidratos, que ajudam a repor as energias durante a atividade. O ideal é começar o exercício já muito bem hidratado, para apenas repor as perdas durante e depois do esforço. Beber água regularmente durante o dia também é importante para garantir um bom desempenho no treino. Além desses três fatores, o consumo adequado de vitaminas e minerais é fundamental para o bom desempenho e recuperação. Esses nutrientes são encontrados em frutas, verduras, legumes, grãos, carnes, leite e derivados. Ou seja: uma alimentação variada é muito importante para quem pratica exercícios!

Fonte: saboremmovimento.com