Benefícios de Jogar Tênis

Jogar tênis tem muitos benefícios e acredite, muitas pessoas podem não perceber que praticando tênis por uma hora queima cerca de 600 calorias, tornando-se tão eficaz quanto a corrida ou uma aula de ciclismo. E a beleza do tênis é que ele desafia sua mente e seu corpo.

O aspecto tático do jogo mantém a sua mente ocupada, enquanto seu corpo fica com um bom preparo físico, e as metas de se chegar a essa pequena bola amarela no tempo torna um esporte complexo, cheio de pequenas recompensas e desafios ilimitados.

Aqui estão apenas cinco dos benefícios que você pode esperar do tênis:

Cardiovascular

Os movimentos rápidos aeróbicos do esporte exige queima de gordura, aumentando o ritmo cardíaco e promovendo os níveis de energia mais elevados.

Uma partida de tênis pode durar de uma a duas horas, com intervalos que são ideais para melhorar a saúde cardiovascular, o que é essencial para diminuir o risco de doenças cardíacas, como ataques cardíacos e derrames.

Desenvolvimento muscular 

Além dos benefícios para a saúde cardiovascular, o jogo também desenvolve suas pernas, braços e parte superior do corpo.

Uma partida de tênis exige que os jogadores movimente-se para os lados, para cima e para trás e em diferentes velocidades para testar uma variedade de músculos nas pernas.

Tática – Desenvolvimento do Cérebro

Tênis é baseada em geometria e física, e pode ajudar a desenvolver o pensamento tático semelhante a um jogo de xadrez. Uma vez que um grande jogador de tênis envolve atenção e pensamento estratégico para desenvolver padrões de ataques, o esporte ajuda a gerar novas conexões entre os nervos no cérebro.

Coordenação

Quanto mais você joga tênis, mais você desenvolve as habilidades de medir distância, coordenação pessoal e motoras finas.

Ténis testa o seu equilíbrio, velocidade, coordenação olho-mão através de uma variedade de técnicas e movimentos. Quanto melhor você se torna no jogo, melhor são os outros aspectos da sua vida.

Auto-estima

Em um estudo recente realizado em Southern Connecticut State University, que testou os benefícios psicológicos de vários esportes e entre os não-atletas, jogadores de tênis pontuaram mais alto na auto-estima, vigor e otimismo, e marcaram menos para fatores tais como confusão, tensão, ansiedade e depressão.

Regularmente jogar tênis pode ajudar a mantê-lo motivado em sua trajetória profissional, bem como ajudá-lo a superar os obstáculos que você pode encontrar em sua vida pessoal.

Outros esportes podem oferecer diferentes níveis de benefícios para a saúde; como a Natação para  as partes superiores do corpo, Corrida para a força das pernas e Futebol para o raciocínio tático, mas nenhum deles consegue combinar eficiente todos em um esporte como o tênis.

 

Fonte: AcheSeuTime