Tênis : Saúde e diversão na gravidez

Estar em forma, manter uma dieta saudável e praticar exercícios são tão importantes na gestação como em qualquer época da vida da mulher. Hábitos que só contribuem com a saúde e o bem estar pois garantem o fortalecimento de ossos e músculos, a resistência física e a boa circulação do sangue, além de diminuir os desconfortos típicos da gravidez. Se a atividade em questão for seu hobby, melhor ainda! Afinal nada mais prazeroso do que manter a saúde fazendo o que mais gosta.

A ciência também já comprovou que as mulheres que se mantêm em forma e não abandonam os exercícios físicos durante a gestação têm muito mais chances de garantir um trabalho de parto normal, saudável, mais rápido e mais fácil, sem falar na ótima recuperação nos dias seguintes ao nascimento do bebê.
Mas, voltando ao esporte, a grande dúvida que muita gente ainda tem é: as grávidas podem jogar tênis normalmente durante a gestação? A resposta, na maioria dos casos, é sim! Principalmente se a mulher já batia uma bolinha com frequência antes de engravidar. Mesmo para quem nunca jogou, o esporte também é super indicado. Claro que algumas mudanças são fundamentais, afinal o ritmo, o preparo físico e o peso sofrem modificações significativas nesse período.

O ideal é diminuir a intensidade do jogo, correr menos, não agachar tanto e evitar movimentos bruscos o máximo possível. De resto, as futuras mamães estão liberadas para caprichar nos forehands, backhands, slices e voleios. Outra dica bem bacana é jogar partidas de dupla em vez de simples nessa fase ou fazer apenas aulas com o acompanhamento de um professor. A diversão e o exercício são os mesmos, mas com menos impacto e mais segurança para elas e seus bebês. E qual a frequência recomendável para bater uma bolinha? Como qualquer outra atividade física, o tênis pode e deve ser praticado por gestantes pelo menos três vezes por semana. Porém, é fundamental consultar o médico, seja para continuar com as “raquetadas” ou começar a praticar o esporte de maneira mais lúdica, caso a futura mamãe nunca tenha jogado antes. Só o ginecologista/obstetra poderá dizer se a gestante tem plenas condições para isso. Converse com ele e planeje uma rotina de condicionamento físico adequada para suas condições específicas e para o bebê.

Outra boa dica é evitar os horários mais quentes e úmidos do dia. O ideal é estar na quadra de manhã bem cedo, no final do tarde ou até mesmo à noite. Usar roupas leves, bem soltas e confortáveis, de preferência de algodão, também é imprescindível, assim como manter-se sempre bem hidratada, ingerindo o máximo de líquidos possível. E qual o período da gestação ideal para jogar tênis? Não há regras pois cada mulher tem um ritmo, um condicionamento, um estilo de vida e um tipo de gestação diferentes.

Fonte : TennisReport